ATENÇÃO

Se o motociclismo é o seu hobby favorito; se ao menos uma vez por semana você precisa reunir-se com seus amigos para um passeio de moto; se você já carregou nas costas o peso dos brasões de vários clubes ou está seriamente pré disposto a arcar com a responsabilidade de formar um novo motoclube; se você passa a semana inteira não aguentando esperar até o sábado para vestir seu colete, ou passa a semana indo trabalhar de carro e não vê a hora de pegar a sua moto no fim de semana; se você é consciente o suficiente para não pegar a estrada com mau tempo ou para não rodar sob efeito de álcool ou entorpecentes; se você exige ser rotulado de "motociclista" ou se você passa mais tempo em frente ao computador do que sobre duas rodas, e isso te incomoda... desculpe, seu lugar definitivamente não é aqui e talvez você se sinta desconfortável sabendo que para nós você não passa de um elo fraco dessa corrente. Portanto, meu conselho... IGNORE ESTE BLOG!

Dan

13/09/2009

Rataplan Ratbike Club: Ratbikes e Ratbikers

Ainda sobre esse negócio de "definir" o conceito de Ratbike, lembrei de uma conversa que tive com o Lixo há um tempo sobre fazer um artigo explorando um pouco a cena rat, que é muito forte na Europa. Resolvi então traduzir e postar um artigo encontrado no site do Rataplan Ratbike Club da Holanda sobre ratbikes. Vale a pena visitar o site e dar uma olhada nas fotos que eles tem por lá:

Ratbikes


Ratbikes são motos anti-sociais mantidas com um baixo custo (ou sem custo nenhum). Melhor gastar dinheiro com cerveja e Jack Daniels do que com peças e cromo, não acha? A Pergunta é, o que é uma ratbike? Não é apenas uma questão de pintura fosca ou coisas amarradas na moto... mas tem mais a ver com filosofia de vida, criatividade e uma atitude bem “foda-se”.

Hoje em dia há um cenário underground ratbike bem forte e isso levou ao surgimento de diferentes estilos e subgêneros. O Ratbikeprediker tentou colocar tudo no papel!

Verdadeiras rats são “evolução em duas rodas”. Não importa realmente o visual, elas têm que rodar e de preferência com custo baixo. As rats clássicas tem uma identidade única pelo fato de que ela precisam ter uma certa idade para serem consideradas verdadeiras rats clássicas. Provavelmente vocês já viram alguma moto vintage, quase anciã, que ficou encostada por anos debaixo de uma árvore qualquer, no meio do nada, tomando chuva até ser encontrada por um novo dono, que a tirou de lá, checou só a mecânica e roda nela até hoje, fazendo consertos com qualquer coisa encontrada na estrada e, assim, eternizando a moto!

Construir uma rat urbana é bem fácil. É só comprar a moto mais barata que você achar (ou ganhar ela, ou bater rolo numa caixa de cerveja), pintar de preto fosco, colocar uns elásticos de bagageiro e uns ratinhos de plástico e está pronta. Não vai ter o mesmo impacto de algum dos outros subgêneros, mas você tem que começar de algum lugar...

Algumas ratbikes são tão absurdas que você tem que olhar duas vezes para acreditar! Vamos pensar numa rat feita sobre um motor Wacker a diesel, ou então uma Vespa rat com um garfo tão longo a ponto de dar inveja a qualquer chopper de Harley? Uma MZ dois tempos com um pneu traseiro de carro? Ou uma rat Freestyle que é óbvio que o cara que construiu tomou muitas drogas antes de montar? O céu é o limite!






















Segue uma breve descrição dos subgêneros de ratbikes:

Junkdressers


Este gênero de rat bike é um dos mais extremos, e muito popular nos EUA e Alemanha. A moto é “vestida” com todo tipo de lixo que o dono vai encontrando pela estrada. Tudo na moto é consertado com gambiarras feitas de coisas que estavam por ai na hora em que a peça em questão quebrou... e se quebrou de vez... conserta igual! O processo geralmente começa com alguns adesivos e brinquedos... depois o cara acha um veado morto no acostamento... fantástico! Mas o cara tem preguiça de tirar toda a carne dos ossos, então, deixemos a mãe natureza fazer esse serviço! Em pouco tempo a carne podre começa a feder e isso é ótimo pra afastar ladrões, ainda que só o dono saiba como dar a partida naquela coisa.

Essas “penteadeiras de puta” dão a impressão de que mal conseguem se mover por causa de toda a porcaria nelas e dos galões de óleo debaixo do motor, mas elas geralmente rodam muito.


























Survivalbikes


Inspirados pelo filme Mad Max, os ingleses começaram a construir o que chamam de survivalbikes. As famosas “Future Machine” e “Thunderdog” estão entre as primeiras survival bikes de origem inglesa. Esta forma extrema e “pós apocalíptica” de customizar motos procuram mostrar como as motos ficariam após uma explosão nuclear fatal. São motos grandes com um estilo meio militar. As peças são adaptadas ou soldadas na moto, o que é mais resistente. Se a peça não entra, faça entrar, de preferência com violência extrema... Survivalbikers geralmente são bikers que entendem de mecânica e é por isso que geralmente não dá para falar que moto uma survivalbike era quando saiu da loja (isso se algum dia ela saiu da loja, porque muitas são construídas do ponto zero!).

Ícones típicos das survivalbikes são faróis duplos, sanfona nas bengalas dianteiras, escapamentos grandes, peças de tratores, carros, caminhões, aviões, veículos militares, etc. Muitas motos nesse estilo têm acessórios e adaptações como injeção eletrônica, aquecedores de manoplas feitos à mão, rádio-comunicadores, máscaras de gás. Imagine um mundo pós apocalíptico e você vai entender!










Ratchoppers


Hoje em dia as choppers são uma tendência massificada graças a todos aqueles programas de construtores na TV. Por sorte, as ratchoppers são uma contratendência àquelas motos com tanto brilho e feitas com tanta grana. Uma ratchopper, geralmente feita de uma velha Twin Cam inglesa ou uma Harley hardtail com garfo looooooongo, é bem mais rebelde do que isso... e é pra ser! Foda-se o cromo, foda-se a legislação e, por último mas não menos importante, foda-se o meio-ambiente!

Odiadas pela polícia e amadas pelos seus donos, as ratchoppers são barulhentas e perigosas. Elas não têm setas nem retrovisores, elas vazam óleo (demarcam território) e jogam fumaça tóxica no ar. Pra quê você precisa de cromo, acessórios e pintura cara? Pinte de fosco (ou não pinte!) e nunca mais ligue pra pintura.










Ratfighters


Assim como há ratchoppers, há também ratfighters... uma contratendência à versão cara e brilhantinha das streetfighers. São esportivas depenadas com banco solo, guidom curto, rabeta pequena e um farol que mais parece um alien. É só pegar uma esportiva, depenar, pintar fosco e rodar até não agüentar mais! Simples e eficiente. As ratfighters parecem agressivas… e são! Se você tem uma tendência suicida, faça uma!


















Rattrikes


São a versão em três rodas das ratbikes, representados em todos os subgêneros. Impressionam porque um triciclo é bem maior, ou seja, mais espaço para parafernálias... ou cerveja. Há enorme variedade de chassis para triciclos. Alguns são comprados como triciclos e pintados com tinta fosca, outros são construídos do zero, e com um motor V8, por exemplo. Outros são feitos a partir de carros.







Rattrailers

Os trailers sempre estiveram presentes na cena ratbike.















Técnicas Rat

Depois de inúmeros reparos uma ratbike normalmente parece ser algo pronto para o ferro velho. Cada reparo é feito da forma mais barata e criativa possível. Ratbikers sempre andam com fita isolante e pano no bolso. Quando tem que trocar a peça um ratbiker sempre “olha em volta” antes de correr pra uma motopeças, por isso se acha reparos bem criativos nas ratbikes, como guidons feitos com correntes soldadas, manoplas feitas com granadas ou consolos de borracha, faróis dentro de latas e por ai vai.










Fonte: Rataplan Ratbike Club - Holanda
Tradução: Dan PRYMUS M.C.

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