ATENÇÃO

Se o motociclismo é o seu hobby favorito; se ao menos uma vez por semana você precisa reunir-se com seus amigos para um passeio de moto; se você já carregou nas costas o peso dos brasões de vários clubes ou está seriamente pré disposto a arcar com a responsabilidade de formar um novo motoclube; se você passa a semana inteira não aguentando esperar até o sábado para vestir seu colete, ou passa a semana indo trabalhar de carro e não vê a hora de pegar a sua moto no fim de semana; se você é consciente o suficiente para não pegar a estrada com mau tempo ou para não rodar sob efeito de álcool ou entorpecentes; se você exige ser rotulado de "motociclista" ou se você passa mais tempo em frente ao computador do que sobre duas rodas, e isso te incomoda... desculpe, seu lugar definitivamente não é aqui e talvez você se sinta desconfortável sabendo que para nós você não passa de um elo fraco dessa corrente. Portanto, meu conselho... IGNORE ESTE BLOG!

Dan

06/09/2009

Pilotar motocicletas pode afetar a audição, revela pesquisa

Esta foi enviada pelo membro Jão. Valeu pela colaborção, brother.

Pilotar motocicletas pode afetar a audição, revela pesquisa
Segundo estudo, motos produzem ruídos acima de 85 decibéis. Exposição prolongada deve ter proteção

Texto: Arthur Caldeira/Agência InfoMoto

(31-08-09) – Acelerar uma motocicleta na estrada a 120 km/h, embalado pelo ronco do escapamento, está entre os maiores prazeres para quem é apaixonado pela liberdade em duas rodas. Mas além das preocupações com uma pilotagem segura, é preciso ficar atento a outros danos que o ato de pilotar uma moto pode causar à saúde. O House Ear Institute (Instituto Casa do Ouvido), de Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, alerta que a exposição prolongada ao ruído produzido por uma motocicleta pode causar “Perda Auditiva Induzida por Ruído”, também conhecida pela sigla PAIR e geralmente associada aos prejuízos auditivos causados em trabalhadores de diversos ramos industriais.

Porém, de acordo com tabela divulgada pelo National Institute on Deafness and Other Communication Disorders (Instituto Nacional de Surdez e Outras Doenças de Comunicação) do governo norte-americano, uma moto produz níveis de ruídos em torno de 95 decibéis (dB). Segundo organizações de saúde de todo o mundo, ruídos acima de 85 dB podem causar alterações na estrutura interna do ouvido e perda permanente de audição. Como efeito de comparação, uma conversação normal atinge 60 dB, já um refrigerado em funcionamento chega a 40 dB.

Por isso mesmo os médicos do Instituto Casa do Ouvido de Los Angeles fazem o alerta que a perda auditiva induzida por ruído pode acometer também os motociclistas. Ainda mais porque muitos alteram o sistema de escapamento, utilizando ponteiras esportivas ou personalizadas que aumentam ainda mais o nível de ruído emitido.

Em entrevista por e-mail, os especialistas do Instituto Casa do Ouvido alertaram que a única maneira de o motociclista se prevenir contra a perda auditiva é utilizando protetores auriculares, também chamados de plugues de ouvido. São protetores baratos encontrados em lojas que comercializam Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para uso profissional e até mesmo em farmácias. “Apesar de o capacete oferecer alguma barreira, é realmente necessário o uso de plugues para reduzir os ruídos a níveis seguros”, informou o instituto por meio de sua assessoria de comunicação. Tanto que os capacetes da marca Sparx, importada dos Estados Unidos pela empresa Silva Mattos, trazem plugues de ouvido descartáveis junto com o produto.

A grande preocupação com PAIR é que é uma doença cumulativa, portanto qualquer dano vai se somando ao longo do tempo. Mesmo que uma pessoa se exponha diariamente por um curto período a um ruído acima de 85 dB, os prejuízos auditivos podem aumentar depois de muitas exposições.

Indivíduos suscetíveis e sintomas

O médico otorrinolaringologista Lídio Granato, do Hospital Santa Catarina da capital paulista, ressalta que há indivíduos mais suscetíveis a ruídos excessivos por questões genéticas. “O ideal é consultar um especialista para se submeter a exames, como a audiometria, para detectar se você é muito vulnerável”, declarou o médico por telefone.

Para o Dr. Granato ainda mais grave que não usar protetores auriculares é utilizar tocadores de MP3 enquanto pilota, costume de muitos motociclistas. “Alguns aparelhos podem atingir até 110 dB, causando danos ainda maiores”, declarou o médico.

O otorrino alerta para alguns sintomas da perda de audição induzida por ruídos. “Os prejuízos auditivos começam pelas freqüências mais altas, onde estão algumas consoantes como ‘f’ e ‘s’. Portanto, um sintoma da perda é que palavras como ‘salsicha’ tornam-se ininteligíveis. A pessoa ouve, mas não entende”.

O Dr. Lídio Granato faz também um alerta aos motociclistas com mais idade. “A audição, assim como a visão, pode sofrer prejuízos com o passar do tempo. Pessoas com mais idade vão perdendo a audição”.

Falta de hábito

Muitos motociclistas alegam que usar protetores auriculares é estranho, pois não ouvem nada a sua volta. “Mas esse é justamente o objetivo”, reforça o Dr. Granato. Outros afirmam que isso pode prejudicar a atenção durante a pilotagem. Por experiência própria, essa impressão é falsa.

No início há certo estranhamento, mas é apenas uma questão de hábito. Atualmente sempre piloto motos com protetores auriculares. Afirmo que sem ouvir nada se presta mais atenção ao que acontece em volta. “Isso em geral acontece. Pessoas que perdem a visão desenvolvem um tato mais aguçado”, completa o médico.

O importante é saber que se você quer pilotar embalado pelo ronco de sua moto por muitos anos vale a pena proteger seus ouvidos. Para poder escutar essa sinfonia por muitos e muitos quilômetros.

Fonte: webmotors.com.br

2 comentários:

Dan disse...

O Jão ainda comenta:

"e daí?" Ou então "ah, é?"

Talvez para os coxinhas isso seja importante....daqui a pouco a Harley vai lançar os protetores auriculares da grife dela para os "motociclistas".

Jão

Dan disse...

Vou mandar um mail pros caras que fizeram o estudo perguntando: O que acontece com a audição de caras como eu, que além de escapamento aberto, pegam horas de estrada com o MP3 num volume que quase nem dá pra ouvir o ronco da moto?