ATENÇÃO

Se o motociclismo é o seu hobby favorito; se ao menos uma vez por semana você precisa reunir-se com seus amigos para um passeio de moto; se você já carregou nas costas o peso dos brasões de vários clubes ou está seriamente pré disposto a arcar com a responsabilidade de formar um novo motoclube; se você passa a semana inteira não aguentando esperar até o sábado para vestir seu colete, ou passa a semana indo trabalhar de carro e não vê a hora de pegar a sua moto no fim de semana; se você é consciente o suficiente para não pegar a estrada com mau tempo ou para não rodar sob efeito de álcool ou entorpecentes; se você exige ser rotulado de "motociclista" ou se você passa mais tempo em frente ao computador do que sobre duas rodas, e isso te incomoda... desculpe, seu lugar definitivamente não é aqui e talvez você se sinta desconfortável sabendo que para nós você não passa de um elo fraco dessa corrente. Portanto, meu conselho... IGNORE ESTE BLOG!

Dan

08/12/2009

(AUS) Perito: Confisquem patches e motos dos bikers

A polícia deveria direcionar seus ataques ao coração das gxngxxs de bikers e confiscar os patches e motos dos membros de clubes, caso estes venham a violar a lei, diz um perito em cultura biker.

Arthur Veno, professor da Universidade Monash e autor do livro “The Brotherhoods: Inside the Outlaw Motorcycle Clubs”, acredita que a legislação “anti-bikers”, criada com o objetivo de desmantelar os moto clubes proibindo seus membros de se associarem entre si, é uma violação aos direitos civis e não será um impedimento eficaz para o comportamento criminoso.

Essa legislação terá o mesmo destino de leis similares que foram postas em prática no Canadá e EUA e ficará bem aquém do resultado desejado, o de eliminar a violência e o crime praticados por bikers.

Mas de acordo com o professor Veno, uma maneira eficiente de enviar uma mensagem aos moto clubes, caso estes venham a tornar-se violentos ou cometer crimes graves, seria “confiscar o orgulho dos membros”, privando-os de seus patches, motos e até mesmo clubhouses.

Ele diz que antigos membros da maioria dos moto clubes querem os elementos criminosos fora dos clubes, pois estes teriam sido aceitos após os clubes terem abandonado regras tradicionais do motociclismo.

O professor Veno alega que essas punições menos “ortodoxas” seriam muito mais eficientes do que as legislações anti-bikers, que ele definiu como sendo “inconstitucionais” e “previsíveis” do ponto de vista político, visando tranqüilizar o eleitorado.

“É necessária uma estratégia totalmente diferente para policiar os clubes”, disse ele. “Essa abordagem extremista não funciona. Tirar os patches deles (se eles violarem a lei) será uma atitude muito mais funcional”.

O professor disse que as leis anti-associação “não têm serventia, a não ser a de demonstrar que os legisladores estão fazendo alguma coisa”. “É pura pose. Uma tentativa desesperada de mostrar que eles estão sendo duros com os bikers, que é o que o público quer”, disse ele.

Ele sugere que as agências da lei se aliem aos clubes para eliminar a criminalidade e diz que as gxngxxs que não tenham como grandes focos a irmandade e viagens de moto devem ser postas sob maior vigilância.

O professor Veno mencionou um relatório recente de Labor que mostra que as gxngxxs de motociclistas são “incrivelmente resistentes às técnicas usadas pela polícia”.
“Sendo assim, temos que expandir nossa linha de pensamento”, disse ele. “Precisamos de uma solução funcional, não uma abordagem extremista”.

Os potenciais membros deveriam ser considerados não aptos ao clube se tivessem condenações, disse o professor Veno, adicionando que todo mundo gostaria de ter os criminosos fora de seu clube.
[...]


Fonte: WA Today
Tradução: Dan PRYMUS M.C.

4 comentários:

Dan disse...

Não aguento, tenho que comentar esse idiota. Quer dizer que privar os caras de se reunirem é anticonstitucional, mas violar a propriedade particular não é? Argumento muito inválido o desse Veno que diz ser "perito em cultura biker".

O cara diz "que todo mundo gostaria de ter os criminosos fora de seu clube".

Quer dizer que se um irmão dele, ou alguém da familia dele fosse parar na cadeia, ele ia querer esse irmão fora da familia? O CARA NÃO ENTENDE NADA DE IRMANDADE E É UM "PERITO" EM CULTURA BIKER???

Jao disse...

Dan:
Não estou defendendo o cara, mas cuidado com sua réplica. Vc escreveu: "O cara diz "que todo mundo gostaria de ter os criminosos fora de seu clube"."
E se vc ler o texto, o que está escrito é: "Ele diz que antigos membros da maioria dos moto clubes querem os elementos criminosos fora dos clubes, pois estes teriam sido aceitos após os clubes terem abandonado regras tradicionais do motociclismo."
Então 2 coisas: "antigos membros da maioria dos moto clubes" não é "todo mundo"; segundo, não é ele (Veno) quem está dizendo isso....ele está retransmitindo o recado. Teoricamente, quem está dizendo são estes antigos membros.
Abraço
Jão

Dan disse...

Você tem razão, velho. Na verdade quem está dizendo isso é o jornal, no fim das contas... e dá-lhe mídia...

Lixo Morlocks disse...

Não é a primeira vez que eu vejo comentários como este de que antigos motociclistas não concordam com a forma como alguns clubes "outlaw" se comportam hoje em dia!
Aliás acho que essa discussão é sadia e de suma importância no atual momento do motociclismo brasileiro!

Abraço, Lixo Morlocks MC