ATENÇÃO

Se o motociclismo é o seu hobby favorito; se ao menos uma vez por semana você precisa reunir-se com seus amigos para um passeio de moto; se você já carregou nas costas o peso dos brasões de vários clubes ou está seriamente pré disposto a arcar com a responsabilidade de formar um novo motoclube; se você passa a semana inteira não aguentando esperar até o sábado para vestir seu colete, ou passa a semana indo trabalhar de carro e não vê a hora de pegar a sua moto no fim de semana; se você é consciente o suficiente para não pegar a estrada com mau tempo ou para não rodar sob efeito de álcool ou entorpecentes; se você exige ser rotulado de "motociclista" ou se você passa mais tempo em frente ao computador do que sobre duas rodas, e isso te incomoda... desculpe, seu lugar definitivamente não é aqui e talvez você se sinta desconfortável sabendo que para nós você não passa de um elo fraco dessa corrente. Portanto, meu conselho... IGNORE ESTE BLOG!

Dan

25/04/2010

Let’s Ride: Sonny Barger’s Guide to Motorcycling

Let’s Ride: Sonny Barger’s Guide to Motorcycling
Por Sonny Barger, com Darwin Holmstrom
William Morrow (HarperCollins); 288 páginas; $23.99

O que este mundo está virando? Temos uma guerra que não acaba, a economia mundial à beira de um colapso e agora Sonny Barger escreve um livro guia? Será que se trata do mesmo Sonny Barger que foi um dos fundadores dos Hells Angels? O mesmo Sonny que cumpriu pena por... bom, não importa, este livro não é sobre Sonny, é sobre o que é necessário para tornar-se um motociclista pela vida inteira, pelo menos esse é um dos objetivos que ele mesmo admite no livro.

Para Sonny, um motociclista é uma pessoa que nem mesmo tem um carro; uma pessoa que não roda em sua moto somente até o trabalho quando o tempo está bom, mas sim uma pessoa que faz viagens pelo país, alguém capaz de estabelecer um relacionamento com um objeto inanimado – e é o que ele espera fazer do leitor.

Sonny conhece motos, e ele fornece uma boa noção do conhecimento que adquiriu ao longo de seus 60 anos de estrada. Ele assume que o leitor não conhece nada e abrange cada porca e parafuso, políticas de seguros e o estereótipo biker, a começar pelos seus motivos para rodar, desde economia de combustível e irmandade (especialmente se você é membro de um moto clube), até a liberdade da estrada. Ele é americano, mas surpreendentemente não é fã de Harleys e despreza mais ainda as motos italianas. “Se você for comprar algo italiano, que sejam armas ou sapatos...”, ele adverte.

Eu não sou um motociclista e o que poderia ter-se tornado um livro chato para mim acabou sendo divertido devido ao senso de humor de Barger. Infelizmente, o próprio Sonny parece ter se entediado na metade do livro, onde seu humor começa a desaparecer. Esse parece também ser o ponto onde o revisor parou de trabalhar (gramática e ortografia sofreram). São pequenos pontos fracos, mas algo que não se esperaria de uma editora de reputação. E será que era realmente necessário enfatizar que “você deve comprar um kit de ferramentas métricas se os parafusos da sua moto utilizam o padrão métrico?” Até mesmo eu sei disso. O tema da evolução dos designs das motos alivia um pouco o entediante mundo de porcas e parafusos. Um tema de interesse em particular é como a “Harley-Davidson vendia motos que já estavam ultrapassadas quando eram lançadas.” Mas Barger abraçou as Harleys porque elas eram as melhores motos americanas até a Victory aparecer, em meados dos anos 80.

Este livro é para as pessoas que não sabem nada sobre motos, mas querem aprender da forma mais difícil. Barger não se cansa de enfatizar que é preciso dedicação para ser um biker. Ele fala sobre irmandade e sobre seu papel em um moto clube 1% e da dedicação que é necessária para ser um membro, mas nunca menciona que esse clube é o Hells Angels. Isso não deveria ser relevante, mas eu mesmo não saberia ao menos quem é Sonny Barger se não fosse pelos Hells Angels. Mas, novamente, o livro não é sobre Sonny ou seu clube. É sobre o que é necessário para ser um motociclista, e quem melhor para escrever sobre isso do que alguém que dedicou a sua vida inteira a isso.


Fonte: The Beachside Resident
Tradução: Dan PRYMUS M.C.

Um comentário:

Jao disse...

Esse livro acabou de chegar na minha casa....