Por JOHN ASBURY

Membros dos Vagos Motorcycle Club sustentam que o grupo não é uma gxngxx e nunca esteve envolvido em nenhum ataque á polícia.
Os Vagos foram alvo, no dia 17 de março deste ano, de uma operação de busca promovida pela procuradoria do condado e executada pela Força Tarefa Anti-Gxngxxs de Riverside, e que aconteceu simultâneamente em Hemet, Murrieta, Riverside, Corona, e Lake Elsinore.
Numa conferência de imprensa, logo após a operação, o promotor do condado de Riverside, Rod Pacheco, disse que a gxngxx teria ganhado “uma atenção significativa” das autoridades. Ele não deu uma razão para o momento da operação.
Pacheco disse que os membros da gxngxx representam “uma ameaça extrema para as autoridades”, mas não afirmou que os Vagos seriam suspeitos de uma série de ataques ocorridos contra a força policial de Hemet. Ele adiantou que outras operações focando os Vagos estariam sendo planejadas.
“Nunca dissemos que eles são suspeitos desses ataques. Os ataques foram feitos contra oficiais da Força Tarefa Anti-Gxngxxs. Eu acho que é seguro assumir que não se trata de um morador local furioso com a polícia.”, alegou o porta-voz da procuradoria do distrito, John Hall.
A polícia de Hemet alegou que a operação contra os Vagos não tem relação com os ataques à polícia, que incluíram uma tentativa de explodir um edifício e incêndios em viaturas da Força Tarefa Anti-Gxngxxs. “Eles não foram indiciados como suspeitos primários, mas também não foram descartados.”, disse o Tenente da Polícia de Hemet, Duane Wisehart.
"Estamos mais inclinados a achar que não foram eles.”, disse ele, “E não acho que o timing dos ataques contra a polícia e da operação com os Vagos deixe margem para assumir que ambos tenham o mesmo contexto. A correlação foi precipitada".
Duas semanas após a “Operação Everywhere", duas das 33 pessoas presas permanecem sob custódia. Vários dos membros dos Vagos e seus advogados disseram que nenhuma dessas pessoas está envolvida de forma ativa com o grupo.
"Eles nos pintam como bandidos e começam a prender todo mundo. Para eles todo mundo é criminoso.”, disse Harry "Doc" Hart, 61 anos, dentista em Hemet e membro dos Vagos. "Eles podem berrar ‘gxngxx’ e ‘criminoso’ e extrair DNA de pessoas que nunca foram presas. E nós estamos sujeitos a isso porque alguém gritou ‘lobo’.”
Hart disse que as autoridades usaram a operação como pretexto para invadir seu consultório com um mandado e humilhá-lo na frente de seus pacientes.
Mas as autoridades vêem isso por outro prisma. “Os Vagos foram identificados como sendo uma organização criminosa por uma ordem judicial que foi confirmada por múltiplos casos em tribunal”, disse o capitão Walter Myer, diretor da Força Tarefa Anti-Gxxngxxs do condado de Riverside.
"Para a infelicidade deles, eles são uma gxngxx.", disse Meyer. "Eles são iguais a qualquer outra gxngxx de motociclistas ou qualquer outra gxnxx. Gxnxxs existem com o único propósito de se sustentar. Eles serão violentos com qualquer cidadão que cruzar seu caminho.”
Leia mais (artigo na íntegra, em inglês) em: The Press Enterprise
Fonte: The Press Enterprise
Tradução: Dan PRYMUS M.C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário