ATENÇÃO

Se o motociclismo é o seu hobby favorito; se ao menos uma vez por semana você precisa reunir-se com seus amigos para um passeio de moto; se você já carregou nas costas o peso dos brasões de vários clubes ou está seriamente pré disposto a arcar com a responsabilidade de formar um novo motoclube; se você passa a semana inteira não aguentando esperar até o sábado para vestir seu colete, ou passa a semana indo trabalhar de carro e não vê a hora de pegar a sua moto no fim de semana; se você é consciente o suficiente para não pegar a estrada com mau tempo ou para não rodar sob efeito de álcool ou entorpecentes; se você exige ser rotulado de "motociclista" ou se você passa mais tempo em frente ao computador do que sobre duas rodas, e isso te incomoda... desculpe, seu lugar definitivamente não é aqui e talvez você se sinta desconfortável sabendo que para nós você não passa de um elo fraco dessa corrente. Portanto, meu conselho... IGNORE ESTE BLOG!

Dan

24/03/2009

Harley com Turbo

Fonte: Web site da #00 Garage, de Curitiba. Parabéns pelo site!



Se existe um ranking de marca mais customizada do mundo, o primeiro lugar é do mito americano Harley Davidson. Tudo, desde o mais singelo pisca lateral ao mais complexo sistema de comando de válvulas pode (e deve) ser mexido. Ter uma Harley é bom demais, mas ter uma Harley igual a do seu amigo ou vizinho não está com nada.

Nas páginas da sua SUPERMOTO é fácil ver de perto o mais puro tuning, como esta clássica Road King 2002, dona de um design imponente prestes a encher os olhos do mais insensível mortal. É linda? Sim, senhor. E é turbinada ainda por cima? Pode crer...O mais curioso é que esta Harley turbo nasceu de uma conversa de brincadeira entre o preparador Caio, da concessionária H.D., de Curitiba (PR) e o proprietário. Detalhes: ela estava com apenas 2.000 Km quando recebeu o kit turbo e hoje, com 10.000 km rodados, não apresentou nenhum problema.

A turbina usada é uma Máster Power .50 retrabalhada, escolha feita por se tratar de um equipamento nacional e confiável, baixando o custo de manutenção. Alimentada a gasolina e com pressão de sobrealimentação de 0,9 bar, a potência beira os 100cv, bem mais que seus 68cv originais. O trampo da instalação da turbina teve a participação de Ari Ebbers, preparador de carros, e do nosso colaborador Marcelo Peixoto. Tudo para deixar a Harley mais potente e, acima de tudo, lisa de funcionamento. Com o sistema de injeção eletrônica recalibrado, a moto se mostrou muito bem acertada: o motor responde rápido, sem buracos, desde os giros mais baixos. Não se trata de um canhão para enrugar o asfalto mas uma moto com desempenho melhorado, para um passeio mais radical, numa monstro com mais de 300 kg.

Como o kit vieram manômetro da turbina, manta térmica nos coletores de escape, radiador de óleo H.D., shift-light (luz de advertência para troca de marchas), manômetro do óleo da Custom Chrome e ainda um conta-giros trabalhando até 6.800 rpm de limite,

No restante, o motor V2 de 1.450 cc até que foi mantido bem original, com exceção das juntas de cabeçote de metal Screaming Eagle (divisão de performance da H.D.) para suportar a maior pressão na câmara de combustão. Os comandos de válvulas foram trocados pelos da Screaming Eagle 203, fazendo o motor falar forte depois dos 3.500 giros – em baixa a moto ficou lisa pra andar. O filtro de ar usado é um K&N cônico direto na boca da turbina, enquanto as velas (também Screaming Eagle) são um pouco mais frias que as originais. Bobinas e cabos de velas também são de fábrica, bem como módulo de ignição. Esse módulo recebeu programação da Screaming Eagle chamada EFI TUNER, que permite refazer os parâmetros de combustível e ignição, além do limite de rotação do motor.

O sistema de embreagem recebeu molas mais duras, para suportar o maior torque e os freios estão com malha aeroquip nos flexíveis e óleo Dot 5.1 da própria Harley. Outro pequeno acerto se deu na suspensão dianteira: óleo Motul Factory Line 32, um pouco mais denso que o original, apenas para aumentar a carga do conjunto, afim de manter a dianteira mais colada ao chão.

No visual, a Road King turbo ganhou pintura especial com pequenos pigmentos de azul perolizado no branco. Pelo painel, além dos novos instrumentos, foram colocados apliques em fibra de carbono. Pouco se comparado às Harley feitas no Brasil e no mundo, porém diferente pelo caracol no motor que melhora o rendimento, além de espirrar como os motores de carros preparados.
É de deixar qualquer vizinho boquiaberto. Principalmente se ele for proprietário de outra Harley Davidson.

Extraído de: revista Supermoto – ano 01 – nº 4

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