ATENÇÃO

Se o motociclismo é o seu hobby favorito; se ao menos uma vez por semana você precisa reunir-se com seus amigos para um passeio de moto; se você já carregou nas costas o peso dos brasões de vários clubes ou está seriamente pré disposto a arcar com a responsabilidade de formar um novo motoclube; se você passa a semana inteira não aguentando esperar até o sábado para vestir seu colete, ou passa a semana indo trabalhar de carro e não vê a hora de pegar a sua moto no fim de semana; se você é consciente o suficiente para não pegar a estrada com mau tempo ou para não rodar sob efeito de álcool ou entorpecentes; se você exige ser rotulado de "motociclista" ou se você passa mais tempo em frente ao computador do que sobre duas rodas, e isso te incomoda... desculpe, seu lugar definitivamente não é aqui e talvez você se sinta desconfortável sabendo que para nós você não passa de um elo fraco dessa corrente. Portanto, meu conselho... IGNORE ESTE BLOG!

Dan

30/12/2008

O motociclismo Old School vs. o novo motociclismo

Ok, todos sabemos que desde o começo dos anos 50, nos Estados Unidos, e o inicio da expansão dos clubes para Europa, Austrália e outras localidades nas décadas posteriores, uma onda de violência vem se alastrando entre os MCs, que por diversos motivos que não cabe a ninguém julgar se tornaram territorialistas e passaram a reivindicar domínio sobre áreas e a atividade dentro das mesmas.

Hoje a mídia e as autoridades enfatizam o crescimento exponencial da violência entre MCs e as conseqüências diretas disso são, como era de se esperar, a criação do mito de que, necessariamente, um M.C. é uma organização criminosa, a oficialização de tal mito por parte das autoridades, a criação de medidas legais que visam a abolição dos clubes e a completa deturpação não só da imagem, mas da essência do velho estilo de vida biker.

Hoje nos Estados Unidos, um integrante de algum clube 1% ou de qualquer outro clube relacionado de alguma forma a um dos 4 grandes clubes, que queira percorrer a lendária Route 66, por exemplo, não pode fazê-lo de forma segura sem antes obter a permissão dos clubes dominantes nos estados pelos quais ele passará, o que vai definitivamente contra os princípios básicos do motociclismo Old School.

No Brasil e na América Latina em geral, o cenário ainda é diferente, os clubes não são territorialistas e não temos todo esse histórico de violência entre clubes, apesar de algumas sérias divergências no passado e alguns fatos recentes que preocupam alguns, como eu, devido à atenção que tiveram na mídia. Sim, um jornal de São Paulo já fez uso da expressão "gangues de motoqueiros" e, ao meu ver, isso é sim preocupante.

Bom, sei que diferenças sempre haverão, mas meu apelo é: Que a perseguição que os clubes internacionais sofrem hoje por parte das autoridades nos sirva de exemplo para que nós aqui no Brasil mantenhamos o bom senso ao resolver nossas diferenças. Sei que há coisas que nos desagradam, muitas delas produtos da falta de seriedade com que o "estilo de vida" é encarado por alguns, mas levemos em consideração que se trata de um pais livre, e é essa liberdade que tanto prezamos e que nenhum de nós gostaria de perder. É graças ao bom senso que podemos viajar pelo Brasil com brasões nas costas, sem sermos tidos como bandidos ou sem sermos imediatamente suspeitos apenas pelo fato de ostentar um brasão. É graças a esse bom senso que ainda podemos viver o estilo de vida Old School e sermos integrantes de nossos MCs ao mesmo tempo.

E muita estrada a todos

Dan

2 comentários:

Unknown disse...

e aí dan..tudo certo..primeiro..parabens pelo blog...muito bom mesmo...é esse tipo de divulgação que estamos precisando no meio de tanta "farofaiada" que a gente ve por aí...quero pedir permissão para postar esse(de sua autoria) e outros textos(de autoria de terceiros)em nosso blog(motorock.wordpress.com)..só pra uma referencia...somos amigos do cibantos(funai)...esta sempre aqui em marilia...abraço e aguardo uma resposta(aj9902@hotmail.com)

Unknown disse...

ahh esqueci de assinar...O COMENTARIO...

afranio junior
PRESIDENTE
MOTO ROCK-MC
MR.F.F.MR
1318-SUPORT