ATENÇÃO

Se o motociclismo é o seu hobby favorito; se ao menos uma vez por semana você precisa reunir-se com seus amigos para um passeio de moto; se você já carregou nas costas o peso dos brasões de vários clubes ou está seriamente pré disposto a arcar com a responsabilidade de formar um novo motoclube; se você passa a semana inteira não aguentando esperar até o sábado para vestir seu colete, ou passa a semana indo trabalhar de carro e não vê a hora de pegar a sua moto no fim de semana; se você é consciente o suficiente para não pegar a estrada com mau tempo ou para não rodar sob efeito de álcool ou entorpecentes; se você exige ser rotulado de "motociclista" ou se você passa mais tempo em frente ao computador do que sobre duas rodas, e isso te incomoda... desculpe, seu lugar definitivamente não é aqui e talvez você se sinta desconfortável sabendo que para nós você não passa de um elo fraco dessa corrente. Portanto, meu conselho... IGNORE ESTE BLOG!

Dan

18/06/2009

David Mann

Estava eu procurando coisas pra montar um resumo sobre a biografia de David Mann para fazer uma homenagem a ele aqui no blog. Bom, encontrei um blog novo, DNA: HD do camarada Bob, que por sinal também é grande fã do artista em questão e também tem uma homenagem a ele em seu blog. Resolvi pegar emprestada a bio que ele postou lá e, lógico, recomendar altamente o blog do cara.

Então aqui vai:



David Mann (1940 – 2004) nasceu em Kansas City, Missouri e descobriu a vocação pela pintura desde cedo. Fanático por carros customizados, Mann conseguiu o seu primeiro emprego como pintor de automóveis em uma mecânica da cidade e assim que terminou o colegial, decidiu mudar-se para a Califórnia, onde descobriu a paixão pelas motocicletas. Começou, então, a pintar cenas sobre a cultura “biker” e em 1963, um amigo levou alguns dos seus trabalhos para Ed “Big Daddy” Roth, um artista pop da época e também responsável pela publicação de uma das primeiras revistas especializadas em motos customizadas, a Choppers. Roth adorou as pinturas e resolveu comprar os direitos de dez dos seus quadros. Em 1971, a então novata, Easyriders Magazine procurava por um “motorcycle artist” e Mann respondeu ao anúncio. Desde então, os seus trabalhos passaram a ser publicados regularmente na revista e mantiveram um estreito relacionamento até os últimos dias de sua vida.

As pinturas de Mann retratavam cenas comuns do estilo de vida biker dos anos 60 e 70, tendo as belíssimas “outlaw Harleys”, bobbers e choppers como atrizes principais. Os cenários eram sempre surreais com céus distorcidos e muita cor e o realismo e, principalmente, o humor das cenas vinham das suas próprias experiências de vida. Acima de tudo, as telas de Mann celebravam o espírito de liberdade, com belas estradas, cabelos ao vento e personificações de espíritos da natureza, sem falar na camaradagem e valentia dos homens e, obviamente, da beleza quase sempre nua de lindas mulheres.

Mann seguiu com o seu trabalho até o início de 2003, quando a sua saúde começou a deteriorar. Ele adquiriu uma doença rara, causada pela evaporação de gases das tintas que ele usava e as bactérias desses gases literalmente acabaram com os seus pulmões. Os médicos, então, decidiram retirar os pulmões de David e a sua vida passou a depender de um respirador. Um dia após completar 64 anos, a mulher de David finalmente resolveu desligar os aparelhos que o mantinham vivo e ele veio a falecer.

Mesmo depois da sua morte, o conjunto da obra de David Mann continua servindo como uma enciclopédia ilustrada do estilo de vida biker. Não dá para ser um biker e não conhecer o trabalho de David Mann. É como ir à missa e não saber rezar o Pai Nosso.




Segue uma pequena mostra do trabalho de Mann. Caso gostem e queiram conhecer todo o seu acervo, podem encontrá-lo em: http://home.att.net/~knucklehead-47/dmann.htm






2 comentários:

Gitano Andaluz disse...

muito bom!!!! há mais magia nas estradas do que supõe os não iniciados... rs...

Anônimo disse...

Obrigado por visitar o meu blog. Como a idéia do blog é espalhar o virus biker por aí, esteja a vontade para usá-lo como inspiração. Acho que a idéia é essa, mesmo: trocarmos experiências e conhecimentos sobre o universo biker. Parabéns pelo blog. Abs,

Bob