Criada por Oberdan Bezzi, a Personal Best rivalizaria com a Triumph Scrambler
Fonte: Motociclismo Terra
A vontade de aventurar-se com motocicletas de rua em terrenos fora-de-estrada está presente na cabeça de muitos motociclistas. Porém, uma empreitada como essa pode não ter o resultado esperado, já que a maioria das motos não estão preparadas para tal situação. Com essa ideia em mente e um lápis na mão, o designer Oberdan Bezzi “deu vida” a Harley-Davidson 883 Personal Best.
Utilizando como base a conhecida Sportster 883, o italiano fez as mudanças necessárias para que a moto encare desafios na terra, como uma autêntica scrambler. Essa denominação surgiu no final dos anos 1960, em um segmento que contava com motos de rua com possibilidades off-road.
Assim, as suspensões do conceito Harley têm maior curso em ambos os eixos. Além disso, na frente a moto está equipada com um garfo invertido, enquanto na traseira mantém o duplo amortecedor. Outra modificação importante ocorreu na balança, que passa a ser de alumínio.
Pensando na segurança dos usuários, Oberdan deu à moto um duplo disco dianteiro de freios com pinças Brembo. O dispositivo costuma aparecer apenas nas máquinas mais esportivas da marca norte-americana. Continuando, os escapes foram colocados acima da balança, evitando que algum elemento indesejado os invada.
As rodas são de 19” (dianteira) e 18” (traseira), mostrando as aptidões off-road da motocicleta. Entretanto, os pneus apresentam protuberantes cravos, algo não muito apropriado para uma scrambler de uso misto. A Personal mantém a correia dentada típica da Harley. A motocicleta trata-se apenas de um conceito, mas se realmente chegasse ao mercado bateria de frente com a Triumph Scrambler.
Na década de 1970, tivemos no Brasil uma moto que lembra a 883 Personal Best. A Harley 125 Motovi era uma opção para aqueles que queriam usar uma moto no dia-a-dia e depois enfrentar situações fora-de-estrada.
Rafael Miotto
ATENÇÃO
Se o motociclismo é o seu hobby favorito; se ao menos uma vez por semana você precisa reunir-se com seus amigos para um passeio de moto; se você já carregou nas costas o peso dos brasões de vários clubes ou está seriamente pré disposto a arcar com a responsabilidade de formar um novo motoclube; se você passa a semana inteira não aguentando esperar até o sábado para vestir seu colete, ou passa a semana indo trabalhar de carro e não vê a hora de pegar a sua moto no fim de semana; se você é consciente o suficiente para não pegar a estrada com mau tempo ou para não rodar sob efeito de álcool ou entorpecentes; se você exige ser rotulado de "motociclista" ou se você passa mais tempo em frente ao computador do que sobre duas rodas, e isso te incomoda... desculpe, seu lugar definitivamente não é aqui e talvez você se sinta desconfortável sabendo que para nós você não passa de um elo fraco dessa corrente. Portanto, meu conselho... IGNORE ESTE BLOG!
Dan
Dan
10/03/2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário