ATENÇÃO

Se o motociclismo é o seu hobby favorito; se ao menos uma vez por semana você precisa reunir-se com seus amigos para um passeio de moto; se você já carregou nas costas o peso dos brasões de vários clubes ou está seriamente pré disposto a arcar com a responsabilidade de formar um novo motoclube; se você passa a semana inteira não aguentando esperar até o sábado para vestir seu colete, ou passa a semana indo trabalhar de carro e não vê a hora de pegar a sua moto no fim de semana; se você é consciente o suficiente para não pegar a estrada com mau tempo ou para não rodar sob efeito de álcool ou entorpecentes; se você exige ser rotulado de "motociclista" ou se você passa mais tempo em frente ao computador do que sobre duas rodas, e isso te incomoda... desculpe, seu lugar definitivamente não é aqui e talvez você se sinta desconfortável sabendo que para nós você não passa de um elo fraco dessa corrente. Portanto, meu conselho... IGNORE ESTE BLOG!

Dan

19/03/2010

SP deve vetar moto na Marginal ainda neste mês

Avenida 23 de Maio ganha restrição até maio; regra vai valer para qualquer horário nas pistas expressas e na maior parte do corredor norte-sul


A Prefeitura de São Paulo vai proibir a circulação de motos na pista expressa da Marginal do Tietê e na maior parte da Avenida 23 de Maio. A regra vai valer para todos os horários e entrará em vigor neste mês nos dois sentidos da Marginal, enquanto a previsão é fim de maio para o corredor norte-sul. Há também a possibilidade de a regra estendida à Marginal do Pinheiros, embora sem previsão para adoção da medida.

A nova regra vai entrar em vigor na Marginal do Tietê assim que for inaugurada por completo a nova pista, entre os dias 27 e 29 deste mês, segundo o secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes. Ele afirma que a medida vai reduzir em 78% o risco de acidentes na via, além de não prejudicar a fluidez das motos nas demais faixas. "Nós não vamos diminuir a quantidade de faixas para as motos. Hoje elas têm sete e, após a inauguração da nova pista, vão continuar com sete", disse Moraes.

Sem a proibição, segundo técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a inauguração da nova pista poderia aumentar o risco para motos, quando esses veículos precisassem se deslocar para usar uma das pontes ou sair da via. Isso porque os motociclistas precisariam atravessar 11 faixas a partir da expressa para chegar aos acessos.

Riscos. Alguns especialistas, no entanto, afirmam que a pista local é a mais perigosa para as motos. "Na pista expressa, uma moto seguiria em linha reta até o seu destino, enquanto na local há um grande entrelaçamento de veículos por causa das pontes e isso é extremamente perigoso para as motos", diz o consultor de Trânsito e especialista em Segurança Viária Sérgio Ejzenberg.

A Secretaria Municipal dos Transportes vai aplicar a nova regra em praticamente toda a extensão da Marginal, com exceção de alguns acessos em que os motoristas caem direto na pista expressa.

Em relação à 23 de Maio, a proibição será no trecho entre o antigo prédio do Detran, na região do Parque do Ibirapuera, e o Vale do Anhangabaú. A medida vai entrar em vigor entre 30 e 45 dias após a inauguração da motofaixa da Rua Vergueiro, prevista para abril (a data inicial era março). O período de experiência será usado para incentivar os motociclistas a utilizarem a motofaixa. Estudos da Secretaria dos Transportes apontam que 70% dos acidentes na via envolvem motos.

Como os radares estão posicionados para a dianteira dos veículos e as placas das motos ficam na parte de trás, a fiscalização da regra será feita inicialmente somente pelos agentes da CET. A secretaria aguarda uma liberação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para usar em caráter experimental equipamentos em forma de "pistolas" para serem utilizados pelos agentes. Caso o resultado seja positivo, uma licitação será aberta ainda neste ano para adquirir esses equipamentos.

Pinheiros. A Prefeitura também estuda adotar a proibição na Marginal do Pinheiros, mas para isso espera a viabilidade de um traçado alternativo, paralelo à via. Os técnicos da CET já iniciaram os estudos para definir o trajeto, que possivelmente receberá uma motofaixa. "Uma proibição na Pinheiros só será feita se houver um traçado paralelo", disse o secretário Alexandre de Moraes.

O anúncio das proibições provocou a reação do principal sindicato dos motociclistas, que vai entrar na Justiça contra a medida. "Estão proibindo um meio de transporte em uma via pública. Se querem diminuir os acidentes, então que invistam em educação no trânsito ou façam uma faixa exclusiva, como seria o certo na Marginal", diz o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas de São Paulo (Sindimoto), Aldemir Martins.


Fonte: Estadão


Esta foi enviada pelo Jão. Valeu irmão.

02/03/2010

(UK) Motociclistas são foco de nova campanha de segurança

Motociclistas estão prestes a ver sua categoria em destaque em uma nova campanha que tem como objetivo salvar vidas nas estradas.

Os novos anúncios que serão veiculados via TV, radio, cinema e internet mostrarão motociclistas com placas de neon em suas motos, exibindo seus nomes e traços de personalidade, como por exemplo, “prestes a se aposentar” ou “novo pai”.

Uma voz ao fim do vídeo pede aos motoristas para ficarem atentos aos motociclistas da próxima vez que dirigirem.

A campanha de 3.5 milhões de libras esterlinas, lançada pelo ministro de segurança nas estradas, Paul Clark, é o marco inicial da campanha "THINK!", e se baseia numa pesquisa que mostrou que motoristas são mais propensos a notar motociclistas numa estrada quando estes conhecem pessoalmente um motociclista.

No ano passado 320 motociclistas foram mortos ou feridos nas estradas de Norfolk.

Clark disse: “Estamos trabalhando para diminuir o número inaceitável de colisões que tem motociclistas como vítimas fatais nas estradas inglesas e a campanha "THINK!" desempenha um papel essencial nesse processo. Anúncios anteriores já pediam aos motoristas atenção para com os motociclistas em situações específicas, como cruzamentos ou nos pontos cegos dos retrovisores, e mostravam as conseqüências fatais que a falta de atenção pode acarretar. Esta nova campanha dá um passo além e pede que os motoristas reconsiderem a maneira como eles encaram os motociclistas.”

“Espero que esta nova abordagem ajude a diminuir o número de motociclistas mortos ou feridos em colisões com carros”.

Os motociclistas detêm o maior índice de fatalidades por bilhão de Km viajados de todos os grupos de usuários de estradas. Apesar de representarem somente um por cento do tráfego de veículos, eles somam 19 por cento de todas as mortes em estradas no Reino Unido.

Em 2008, 493 motociclistas foram mortos e 5.556 tiveram ferimentos graves. Ainda que esses números representem uma queda de 20 por cento com relação a 2003, o governo diz que ainda é um número muito alto.

Normalmente três quartos (75 por cento) desses incidentes são colisões envolvendo outros veículos, geralmente carros. Em 2008, 51 por cento dessas colisões aconteceram em cruzamentos, quanto 24 por cento aconteceram fora de cruzamentos e 25 por cento foram acidentes envolvendo somente um veículo.

Ian Temperton, do grupo regional Road Safety GB, elogiou a campanha. “As estatísticas de 2009 mostram que houve uma leve queda nas fatalidades e ferimentos envolvendo motociclistas nas estradas de nossa região,” disse ele, “no entanto, como mostra a campanha THINK!, ainda resta muito a fazer para que os motociclistas estejam mais seguros e nós apelamos aos motoristas para que estes tenham mais atenção com motociclistas quando estiverem na estrada.”


Fonte: The Advertizer
Tradução: Dan PRYMUS M.C.

(AUS) Daredevil americano quebra recorde de salto em uma Harley-Davidson

Daredevil Americano recorde mundial de salto em distância em uma Harley-Davidson na Austrália

SYDNEY - Uma lenda americana do fmx motocross quebrou por duas vezes o recorde mundial – que permaneceu por 10 anos – de distância saltada em uma moto Harley-Davidson na última terça-feira, próximo ao Sydney Harbour, na Austrália.

Seth Enslow voou para atingir demarcar a nova distância recorde de 183.7 pés (56 metros) numa Harley-Davidson XR1200 logo após ter feito um salto de 175 pés (53.34 metros). Bubba Blackwell havia estabelecido o recorde anterior em Las Vegas, 1999, com um salto de 157 pés (47.85 metros).

"Fantástico! Estou perplexo!", disse Enslow após entrar para o livro dos recordes.

Ele pareceu sentir dores após o salto, mas sua equipe reportou que ele estaria bem.

"Nós trabalhamos duro para entrar para a história e ficamos muito felizes por ele ter aterrizado em segurança", declarou o porta-voz da Harley-Davidson, Adrian O'Donoughue.

O salto de Enslow não foi registrado no Guinness World Record, pois o Guinness não tem uma categoria para motos específicas, mas ainda assim é um recorde mundial. Evel Knievel estabeleceu esse recorde em 1975 e o conservou por 24 anos, até o salto de Blackwell.


Fonte: Reading Eagle
Tradução: Dan PRYMUS M.C.


Seguem vídeos sobre o salto de Seth Enslow






Segue compilação antiga sobre Seth Enslow