ATENÇÃO

Se o motociclismo é o seu hobby favorito; se ao menos uma vez por semana você precisa reunir-se com seus amigos para um passeio de moto; se você já carregou nas costas o peso dos brasões de vários clubes ou está seriamente pré disposto a arcar com a responsabilidade de formar um novo motoclube; se você passa a semana inteira não aguentando esperar até o sábado para vestir seu colete, ou passa a semana indo trabalhar de carro e não vê a hora de pegar a sua moto no fim de semana; se você é consciente o suficiente para não pegar a estrada com mau tempo ou para não rodar sob efeito de álcool ou entorpecentes; se você exige ser rotulado de "motociclista" ou se você passa mais tempo em frente ao computador do que sobre duas rodas, e isso te incomoda... desculpe, seu lugar definitivamente não é aqui e talvez você se sinta desconfortável sabendo que para nós você não passa de um elo fraco dessa corrente. Portanto, meu conselho... IGNORE ESTE BLOG!

Dan

30/12/2008

O motociclismo Old School vs. o novo motociclismo

Ok, todos sabemos que desde o começo dos anos 50, nos Estados Unidos, e o inicio da expansão dos clubes para Europa, Austrália e outras localidades nas décadas posteriores, uma onda de violência vem se alastrando entre os MCs, que por diversos motivos que não cabe a ninguém julgar se tornaram territorialistas e passaram a reivindicar domínio sobre áreas e a atividade dentro das mesmas.

Hoje a mídia e as autoridades enfatizam o crescimento exponencial da violência entre MCs e as conseqüências diretas disso são, como era de se esperar, a criação do mito de que, necessariamente, um M.C. é uma organização criminosa, a oficialização de tal mito por parte das autoridades, a criação de medidas legais que visam a abolição dos clubes e a completa deturpação não só da imagem, mas da essência do velho estilo de vida biker.

Hoje nos Estados Unidos, um integrante de algum clube 1% ou de qualquer outro clube relacionado de alguma forma a um dos 4 grandes clubes, que queira percorrer a lendária Route 66, por exemplo, não pode fazê-lo de forma segura sem antes obter a permissão dos clubes dominantes nos estados pelos quais ele passará, o que vai definitivamente contra os princípios básicos do motociclismo Old School.

No Brasil e na América Latina em geral, o cenário ainda é diferente, os clubes não são territorialistas e não temos todo esse histórico de violência entre clubes, apesar de algumas sérias divergências no passado e alguns fatos recentes que preocupam alguns, como eu, devido à atenção que tiveram na mídia. Sim, um jornal de São Paulo já fez uso da expressão "gangues de motoqueiros" e, ao meu ver, isso é sim preocupante.

Bom, sei que diferenças sempre haverão, mas meu apelo é: Que a perseguição que os clubes internacionais sofrem hoje por parte das autoridades nos sirva de exemplo para que nós aqui no Brasil mantenhamos o bom senso ao resolver nossas diferenças. Sei que há coisas que nos desagradam, muitas delas produtos da falta de seriedade com que o "estilo de vida" é encarado por alguns, mas levemos em consideração que se trata de um pais livre, e é essa liberdade que tanto prezamos e que nenhum de nós gostaria de perder. É graças ao bom senso que podemos viajar pelo Brasil com brasões nas costas, sem sermos tidos como bandidos ou sem sermos imediatamente suspeitos apenas pelo fato de ostentar um brasão. É graças a esse bom senso que ainda podemos viver o estilo de vida Old School e sermos integrantes de nossos MCs ao mesmo tempo.

E muita estrada a todos

Dan

07/12/2008

Gangues de motociclistas querem lutar com Rann onde dói - no parlamento


De 25 de Novembro, 2008
(ISSO É UM PUTA EXEMPLO!!!)

Um grupo de motociclistas da Austrália do Sul, que inclui membros de gangues de motociclistas rivais, formou uma aliança bastante incomum para conseguir atingir o governo do estado. Trata-se do FREE Australia party (Partido da Austrália Livre), pela liberdade, pelos direitos, pela educação e pelo meio-ambiente, e que conseguiu juntar os 150 membros necessários e deve apresentar a sua inscrição para registro ainda esta semana.

Apoiado numa chapa de oposição à legislação anti-bike do governo de Rann, o "Ato de Controle do Crime Organizado e Crimes Graves" (que torna ilegal o uso de material visual relacionado a gangues, incluindo brasões de M.Cs.), o partido deve concorrer já nas eleições de Março de 2010.

Paul Kuhn, membro do comitê da Motorcycle Riders Association of South Australia and Justice of the Peace, disse que o grupo se formou devido à grande preocupação de que qualquer pessoa associada a um integrante de qualquer clube pudesse ser considerada criminosa por lei.

"Este governo está controlando e ditando as relações entre pessoas" ele disse.

O motociclista de 51 anos disse que o Premier Mike Rann teria utilizado-se do estereótipo do biker para insitar medo e ganhar apoio público para o aprovar a lei.

"Não todos os bikers são criminosos e essa lei não diferencia uns dos outros."

O presidente da Sociedade de Direito da Australia do Sul, John Goldberg, que antes já havia se mostrado fortemente contra a lei, disse entender a oposição do grupo à lei, mas disse não estar certo de quanto apoio do público geral o partido teria.

Leia o artigo completo em inglês em: http://www.bikernews.org/wtn/news.php?extend.6430

Fonte: The Independent


Dan

05/12/2008

Prosperando

Dentre os mais diversos processos que os clubes do Brasil tem para integrar seus aspirantes, sem dúvida dois deles são os que se destacam mais. Os dois opostos:
- O processo internacional tradicional, que todos nós conhecemos ou, supostamente, deveriamos conhecer, e
- O não processo, ou seja, o processo inexistente. Sim, falo dos supostos "M.Cs." que entregam brasão fechado aos seus novos integrantes sem ao menos conhecê-los direito e, em alguns casos, sem estes nem mesmo possuírem uma moto.

Sobre esta última forma, não me estenderei muito, pois na minha opinião, ela desconsidera todos os princípios da subcultura biker e acho que todos os "Moto Clubes" que a praticam deveriam pelo menos se dar o respeito de se auto-denominarem "Moto Grupos", pois deveriam saber tudo o que significa realmente um Moto Clube.

Então, falando do processo de integração tradicional e praticado amplamente pelos clubes internacionais e por alguns clubes nacionais, acho que todos por aqui já tiveram a oportunidade de avaliar cada uma de suas características e formar uma opinião a respeito (mais uma vez, se você não sabe do que estou falando, ignore este blog).

Bom, partamos do principio de que o pilar principal de um clube é a irmandade. E não me refiro à irmandade entre os clubes ou à tal da boca pra fora chamada "irmandade motociclista". Não! Me refiro à irmandade latente e sempre crescente que existe entre dois integrantes de um clube sério. Me refiro a ter um irmão de brasão, um irmão de estrada. Uma irmandade testada a ferro e fogo, construída com anos de asfalto, sujeira, chuva na cara, frio, bons e maus momentos juntos. Essa é a irmandade que constitui o elo que une a todos os integrantes de um M.C. e é por ela que todos matarão e morrerão.

Tendo isso em vista, acho desnecessário enfatizar a necessidade de se avaliar um próspero por um tempo que seja suficiente para que este entenda o grau de irmandade que há entre os integrantes, para que este decida se realmente quer fazer parte dessa irmandade, para que conheça as qualidades e, principalmente, os defeitos que o clube tem e para que o clube decida se o próspero é um homem de verdade, merecedor, e que vai honrar o estandarte que representa toda a história que o clube arrasta.

Por último, é o tempo necessário para que o próspero tenha o mínimo de vivência de todos esses fatores que consolidam essa tal irmandade que, no fim de tudo, já estará formada entre ele e o clube e o brasão nada mais será do que uma confirmação de que ele já é um irmão... Fui claro?

Outro fator que causa uma certa relutância da parte de algumas pessoas em aprovar o processo ao qual o próspero é submetido, e que também leva muitos clubes a, simplesmente, excluir tal fator do processo de integração aplicado a seus prósperos, são as tarefas e obrigações que o próspero deve cumprir.

Bom, sobre isso, cada clube tem a sua postura e exige o que acha que deve ser exigido para que o próspero prove seu grau de comprometimento para com o clube.

Minha opinião sobre isso é que, quanto mais rígido for o processo, mais certeza se terá de eliminar os fracos e mais merecedor o integrante se sentirá após cada conquista, culminando no brasão, que o integrande, posto o que significou para ele conquistá-lo, o defenderá com a própria vida, se necessário.

Dan

04/12/2008

A maior motocicleta funcional do mundo!

O designer de motorcicletas norte-americano Gregory Dunham de Stockton, California, exibe a maior motocicleta pilotável do mundo durante uma preview da imprensa para a próxima Motor Show fair em Essen, Alemanha, no dia 24 de Novembro de 2008. A feira estará aberta para visitação de 29 de novembro a 7 de dezembro.
(AP Photo/Frank Augstein)

Fonte: http://www.comcast.net/slideshow/news-oddphotos/23/





Dan

Harley Davidson - Live By It (legendada)

Tá, eu sei. É só uma propaganda milhonária da Harley Davidson e, provavelmente todo mundo já conhece.

Mas nesta simples propaganda, eles sintetizaram todos, ou senão a maioria, dos princípios básicos do motociclismo oldschool. Genial.

Mas falar é fácil, né? Mais fácil ainda se encantar com a propaganda... o difícil é ter os bagos pra se fazer o que se diz...




Dan

Gangland

O canal National Geographic está exibindo uma série de reportagens chamada Gangland, e cada episódio fala de uma gangue das que atuam nos EUA. Bom, como era de se esperar não demorou muito para que eles chegassem aos M.Cs.
Para os que falam inglês (tive noticia de que aqui no Brasil esses episódios também estão sendo exibidos, mas não achei com legenda em português no youtube), eu achei os episódios inteiros sobre Outlaws e Mongols (este último foi removido recentemente do youtube) e eu sei que eles já fizeram também Pagans e Warlocks, mas parece que esses últimos ainda não estão no youtube.

Desnecessário dizer que o que você assistirá é apenas uma versão das histórias que seguem, contada sob o ponto de vista de uma mídia completamente tendenciosa, portanto, se eu fosse você, duvidaria da veracidade de muitos dos dos fatos apresentados.
Estes documentários são um perfeito exemplo do esforço que os governos e as forças policiais pelo mundo estão fazendo para denegrir a imagem dos clubes e classificá-los como organizações criminozas para, dessa dorma, eliminá-los de forma legal e legítima.


Seguem o episódio sobre Outlaws, em cinco partes:


Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5



Dan

Sons Of Anarchy

O canal FX está exibindo nos Estados Unidos uma série chamada Sons of Anarchy, que mostra o que seria o cotidiano de uma "outlaw biker gang" (que é como o FBI denomina os clubes taxados de gangues).

Aos que entendem inglês, segue um link para assistir todos os episódios (sem legenda) da primeira temporada, que acabou há uma semana ou duas (selecionem sempre a opção em Flash. É mais rápido):

SONS OF ANARCHY

Dan